Qual o seu Temperamento?




Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre temperamentos, você sabe qual é o seu?
É um assunto muito gostoso de se pesquisar, conhecer, pois além de você se conhecer mais, você passa a conhecer melhor as pessoas que te cercam.
Talvez não seja novidade os quatro tipos de temperamentos humano, mas para alguns sim, e são eles: Colérico, Melancólico, Sanguíneo e Fleumático.


Se você ainda não sabe qual o seu temperamento, segue abaixo o link de um dos testes mais completos que encontrei na internet. Esse teste é ótimo pois mostra no final os seus temperamentos predominantes. Descubra seu temperamento, não se espante se você tiver que marcar características em todos, VOCÊ É NORMAL! ;) 
Lembrando que isso não é horóscopo ou outra coisa parecida, e sim estudos relacionados a psicologia.


Lembrando que você deve marcar o que VOCÊ É, não o que queria ser.

Agora que você já sabe qual é o seu temperamento veja algumas curiosidades sobre eles:
(Trechos abaixo foram extraídos de páginas sobre temperamentos, não foram escritos por mim. Fiz uma coletânea sobre eles).


SANGUÍNEO

Sanguíneo: é aquele temperamento todo empolgado e que vive o sabor de suas emoções. Alguém com este perfil geralmente gosta de falar bastante, proveita com facilidade as coisas da vida, amigo de todos, destacado, exagera verdades, gosta de contar piadas, e por isso, pode às vezes nem ter inimigos. É quase sempre conduzido por seus impulsos, ou seja, seu lema é sempre agir para depois pensar, devido a isso pode ter uma série de projetos não concluidos. É extrovertido. Dentre os principais defeitos esta a indisciplina e também a dificuldade em concluir projetos iniciados.


As emoções do sanguíneo
- Personalidade cativante
- Falador, contador de histórias
- Alma da festa, sempre de bom humor
- Boa memória para cores
- Emotivo e demonstrativo
- Entusiasta e expressivo
- Alegre e efervescente
- Curioso, inocente, vive no presente
- Tem boa presença no palco
- Disposição variável
- Sincero de coração
- Sempre uma criança
O sanguíneo como pai/mãe
- Torna divertido o lar
- É apreciado pelos amigos e filhos
- Vê o lado positivo das crises
- É o mestre das cerimónias
- Não sabe disciplinar
- Berra em casa com os filhos
- Impaciente
- Começa alvos e não termina
- Simpático com os amigos dos filhos
- Fala e não cumpre
- Diz tudo que vem à cabeça sem refletir
- Egocêntrico
O sanguíneo no trabalho
- Oferece-se para tarefas
- Cria novas oportunidades
- Boa pessoa, aparentemente
- Criativo e colorido
- Energético entusiasmado
- Começa com brilhantismo
- Estimula os outros ao trabalho
- Inspira os outros a participar
- Pode parecer pouco desejado
- Pouco organizado
- Não termina o que começa
- Medroso
O sanguíneo como amigo
- Faz amizades com facilidade
- Ama as pessoas
- Floresce com elogios
- Parece excitante
- Invejado pelos outros
- Não guarda ressentimentos
- Desculpa-se facilmente
- Evita momentos de tédio
- Gosta de actividade
- Despreocupado, aventureiro
Principais Defeitos
- Volúvel
- Indisciplinado
- Impulsivo
- Inseguro
- Instável, egocêntrico
- Barulhento, exagerado
- Medroso, explosivo
- Irrequieto, egoísta
Profissões
- Bons vendedores
- Oradores
- Actores
- Líderes
Partes positivas e negativas do sanguíneo 

Partes positivas: 
Comunicativo· Destacado· Entusiasta· Afável· Simpático· Companheiro· Compreensível· Crédulo 
Partes negativas:volúvel· indisciplinado· impulsivo· barulhento· inseguro· egocêntrico· exagerado· medroso 
Fraqueza e problemas causados pelo sanguíneo 
Fraqueza: tomar atitudes baseadas em seus sentimentos, ser impaciente. Ter vontade fraca e dificuldade para terminar o que começa. 
Problemas causados: É uma pessoa precipitada, se distrai com facilidade, desperdiça tempo e conversa, irrita-se facilmente, instabilidade financeira e profissional, não é persistente.


COLÉRICO


Colérico: este é um temperamento também extrovertido, mas nem tanto como o sanguíneo, claro. O colérico é guiado por sua vontade, que pouco se deixa desviar dos seus objetivos. Ele tem a fama de ser frio e seco. É também conhecido como aquele que tem o pavio curto, pois sempre está explodindo em raiva contra os outros quando se vê afetado ou impedido em algum de seus planos. O colérico pode possuir um número enorme de inimigos, é aquele que possui muitas pessoas magoadas com ele, que algum dia foram agredidas por suas palavras duras. Por outro lado, é um temperamento extremamente prático e consegue com facilidade executar tarefas que para outros seria de extrema dificuldade. O colérico é um líder nato. Dentre os principais defeitos poderíamos citar a agressividade e a frieza nos relacionamentos.


O colérico é ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independentePor ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente tem sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores,  produtores  ou  ditadores.

As emoções do colérico
- Líder nato
- Dinâmico e activo
- Necessidade compulsiva de mudanças
- Precisa corrigir erros
- Vontade própria, forte e decisiva
- Sem emoção
- Não se abate facilmente
- Independente, auto-suficiente
- Esbanja confiança
- Pode fazer funcionar qualquer coisa
O colérico como pai/mãe
- Exerce liderança sólida
- Estabelece metas
- Motiva a família à acção
- Sempre tem a resposta certa
- Organiza o lar
- Impetuoso, génio
- Tendente à aspereza e crueldade
- Não ouve os filhos
- Os filhos têm que fazer só o que ele manda
- Não tolera erros
- Vaidoso
- Não sabe disciplinar
- Decide pelos filhos, impõe
- Insensível
O colérico no trabalho
- Orientado por metas
- Tem uma visão global
- Organiza bem o trabalho
- Procura soluções práticas
- Agiliza-se rapidamente
- Delega tarefas
- Insiste na produção
- Estimula actividades
- Prospera debaixo de oposição
- Realiza metas, activista prático
- Dificuldade em exercer trabalhos
- Minucioso e preciso
O colérico como amigo
- Quase não precisa de amigos
- Trabalha para uma actividade em grupo
- Lidera e organiza
- Geralmente está certo
- Sobressai-se nas emergências
- Pouco importa a opinião dos outros
- Eficiente, prático
- Independente
- Energético
- Resoluto
- Pouco gentil
Principais Defeitos
- Sarcástico
- Prepotente, intolerante
- Auto-suficiente
- Insensível
- Controversista
- Astucioso
- Impaciente
- Argumentador
Profissões
- Directores de empresas
- Generais
- Construtores
- Soldados voluntários
- Políticos
- Administradores

Partes positivas e negativas do colérico


Partes positivas: 
energético· resoluto· independente· otimista· prático· eficiente· decidido· líder· audacioso
Partes negativas:
intolerante· vaidoso· auto-suficiente· insensível
Fraquezas e problemas causados pelo colérico
Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.


Melancólico



Melancólico: é um temperamento introvertido. É um tipo de pessoa mais fechado, possuidor de poucas amizades. É demasiadamente sentimental, uma palavra dita com mais aspereza pode feri-lo profundamente. Possui uma natureza contemplativa, é amigo fiel, perfeccionista, amante das artes e extremamente inteligente. Na lista de defeitos, podemos citar o pessimismo e as crises periódicas ou constantes de tristeza (daí a origem do nome melancólico).

As emoções do melancólico
- Profundo e pensativo
- Analítico, abnegado
- Sério e cheio de propósitos
- Pode ser um génio
- Talentoso e criativo
- Artístico e músico
- Filosófico e poético
- Sensível aos outros
- Cuidadoso, idealista
O melancólico como pai/mãe
- Tem padrões altos
- Quer tudo feito correctamente
- Mantém a casa em ordem
- Arruma a desordem dos filhos
- Sacrifica-se pelos outros
- Incentiva estudos e talentos
- Extremamente perfeccionismo com os filhos, não os deixa brigar, se sujar ou comer sozinhos
- Sensível, iracunda
O melancólico no trabalho
- Orientado por horário
- Perfeccionismo, altos padrões
- Detalhado, leal, dedicado
- Persistente e minucioso
- Ordeiro e organizado
- Arrumado, económico
- Vê os problemas
- Encontra soluções criativas
- Precisa terminar o que começou
- Gosta de gráficos, tabelas e listas
- Habilidoso, minucioso
O melancólico como amigo
- Faz amizades com cuidado
- Fica contente em ficar no anonimato
- Evita chamar a atenção
- Fiel e devotado
- Ouve reclamações
- Resolve os problemas dos outros
- Cuidado profundo com os outros
- Chora de compaixão
- Procura o parceiro ideal
- Abnegado
Principais Defeitos
- Egoísta
- Amuado
- Pessimista
- Teórico, confuso
- Anti-social, inflexível
- Crítico, vingativo
- Tendente à depressão
- Complexo de inferioridade
Profissões
- Artistas, filósofos
- Compositores
- Inventores
- Teóricos
- Músicos


Partes positivas e negativas do melancólico


Partes positivas: 
habilidoso· minucioso· sensível· perfeccionista· esteta· idealista· leal· dedicado
Partes negativas:
egoísta· Amuado· Pessimista· teórico· confuso· antisocial· crítico· vingativo· inflexível

Fraquezas e problemas causados pelo melancólico
Fraquezas: é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso.
Problemas causados: espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.


FLEUMÁTICO



Fleumático: os indivíduos com esse temperamento são conhecidos por seu pacifismo. Enquanto o colérico dá um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair, o fleumático é o contrário: ele dá tanto o boi como a boiada para não ter qualquer desentendimento com uma pessoa. Ele é conciliador, amigo fiel nas horas difíceis. É também conhecido por sua desmotivação, sempre está temeroso para envolver-se em um novo projeto, e mesmo quando manifesta interesse, fica um tempo consideravelmente longo pensando se vai ou não fazer tal coisa. Dentre as dificuldades podemos citar o pessimismo e também a resistência às mudanças, (é conservador ao extremo).

O fleumático é calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sob controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.

As emoções do fleumático

- Personalidade apagada
- Acomodado e relaxado
- Calmo
- Paciente, equilibrado
- Vida coerente
- Quieto, mas engraçado
- Compassivo e bom
- Mantém as emoções sob controle
- De bem com a vida
- Pessoas de todas as horas
O fleumático como pai/mãe
- É um bom pai
- Reserva tempo para os filhos
- Não tem pressa
- Aceita tanto o ruim quanto o bom
- Não se agita facilmente
- Não se impõe ao problema
- Deixa os filhos mandarem
- Acomodada, medrosa
- Não enfrenta os problemas
- Não toma decisões rápidas
- Pouca fé para finanças
- Poucas perspectivas
- Pouco ágil com as decisões dos filhos e marido, passiva
O fleumático no trabalho
- Competente e estável
- Pacífico e amável
- Habilidade administrativa
- Medeia problemas
- Evita conflitos
- Bom sob pressão
- Encontra a maneira fácil
- Diplomata, cauteloso
- Cumpridor, eficiente
- Conservador, prático
O fleumático como amigo
- De fácil convivência
- Agradável
- Pacífico, leal
- Inofensivo, bom ouvinte
- Senso de humor irônico
- Gosta de observar as pessoas
- Tem muitos amigos
- Tem compaixão e cuidado
- Bem-humorado
- Conservador
- Fácil convívio
Principais Defeitos
- Calculista
- Temeroso
- Indeciso
- Contemplativo
- Desconfiado
- Pretensioso
- Introvertido
- Desmotivado
Profissões
- Professores
- Médicos
- Cientistas
- Humoristas
- Escritores, editores de livros e revistas
- Diplomatas

Partes positivas e negativas do fleumático

Partes positivas:
Calmo· cumpridor· eficiente· conservador· prático· líder· diplomata· bem-humorado
Partes negativas:
 calculista· Temeroso· indeciso· contemplativo· desconfiado· pretensioso· introvertido· desmotivado
Fraquezas e problemas causados pelo fleumático
Fraquezas: ser indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.
Problemas causados: magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Conclusão:

Há anos que trabalho com meu esposo com aconselhamento para jovens e uma das principais crises que encontramos, é a falta de comunicação e de pessoas que possam ouvi-los e compreendê-los. Levando-se em conta que o mal do século é a falta de pessoas que simplesmente se dispõe a ouvir o outro. 

Compreender o próximo não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Conhecer mais sobre as pessoas que nos cercam é fundamental para que tenhamos um convívio social. Até mesmo aquele cara mais rabugento que você conhece, ele possui um motivo para ser da forma que é. Talvez se você sentasse com ele e ouvisse sua história, entenderia os motivos pelo qual ele age daquele jeito. Concordo que existem pessoas arrogantes, outras bastante insuportáveis, mas até mesmo elas, merecem ser ouvidas, e compreendidas.
Se você não tem aptidão nenhuma para ouvir, seja ao menos aquele que irá promover pacificação entre os outros.
Seja qual for seu temperamento, ele possui peculiaridades que o torna alguém diferente e especial dos outros.

Agora estou curiosa para saber, qual o seu temperamento? Eu sou completamente melancólica e sanguínea, aaah eu amo meus temperamentos predominantes \o/

E o seu??

Até a próxima!


Fontes:
Temperamentos Controlado
Doc Quatro Temperamentos

Comentários

Erica Lopes disse…
Oi amiga!
Ameii esse teste, super bacana mesmo!
Sou do tipo melacólica, e algumas coisas parecem bastante comigo! Muito interessante!

Beijokas
Raffafust disse…
Querida

Confesso que me assusta isso de temperamento , o meu deve ser dos piores pq explodo com mt facilidade!

Bjos
Raffa Fustagno
http://livrosminhaterapia.blogspot.com/
Débora disse…
Sou TOTALMENTE SANGUÍNEA!!!!!!
E não há dúvidas, rsrs.

Beijos, e consegui matar minha curiosidade sobre isso!
(:
Cíntia Mara disse…
Tenho os dois livros do Tim Lahaye sobre temperamentos e também um da Beverly, direcionado para mulheres. Eles me ajudaram numa época difícil. Sou colérica-explosiva-melancólica; normalmente, bem mais colérica do que melancólica. E eu brigava demais. Por tudo, com todos, a toda hora.

Depois de ler "Por que agimos como agimos" (a descrição do ColMel se encaixou em mim de uma forma assustadora) eu decidi que tinha que mudar isso, porque a coisa estava bem complicada pro meu lado. Olha, acho que eu entendo a sensação de um alcólatra quando resolve parar de beber e começa a ter crises de abstinência. Meu Deus, como foi difícil! Mas valeu a pena, porque hoje sou muito mais controlada. Não que eu seja a pessoa mais controlada do mundo, estou longe disso, mas melhorei muito mesmo.

Infelizmente, é essa a característica colérica que as pessoas mais vêem. Mas, se eu pudesse trocar de temperamento, não o faria, porque aprendi a ver e a valorizar as nossas qualidades também. Amo ser "a prática" da turma, que consegue enxergar as soluções óbvias que a maioria não enxerga. Amo resolver problemas, hehe. E amo essa mistura estranha de Col com Mel, com interesses tão variados quanto ler um romance e montar um gráfico no Excel ao mesmo tempo em que ouve música, come, faz as unhas e assiste futebol na TV (sério, eu nunca faço uma coisa de cada vez).

Beijos
Eclética disse…
No meu teste deu mais Sanguíneo e Fleumático \õ
HAHAHA! Eu sou Melancólica e Fleumática!Nossa! Essas duas descrições combinam perfeitamente comigo!rsrsrs
Melancólica mais para o lado introspectivo e amor pelas artes, e Fleumática mais pelo meu pacifismo e jeito amigo, acho!rsrsr

Adorei, Dri!

Ah, e esse agora é o meu e-mail: maribsampaio@gmail.com
O outro foi hackeado!!

Beijos!
Unknown disse…
Oi amiga, lembra que logo que nos conhecemos você me deu esse teste? nem me lembro mais meu temperamento kkk vou fazer o teste outra vez. Bjo grande, amo vc!
Creio que eu seja fleumático e sempre pensei que fleumático fosse um cara magrinho e de olhos enormes, mas nunca eu. Ah, meu livro O Seminário tem essa palavra já no início e eu gosto dela também, talvez por isso seja mesmo, rsrsrs: as pombas numa catação fleumática..
Adriana Brazil disse…
Keka: vixi amiga, por isso que a gente se parece rsrs choronas rsrs

Raffa: hum será que vc é colérica?! Faz o teste Rafa rs
Bom te encontrar por aqui \o/

Déh: meu segundo temperamento é sanguíneo, bem eu AMO, e agora sei pq a gente se entendeu tanto, um pouco de mim e um dos temperamentos mais cheios de simpatia!!

Cíntia: sinto maior vontade de ler mais sobre o assunto e o livro que mencionou eu não conhecia, vou procurar mais sobre eles.
Com certeza, só Deus mesmo para nos moldar, até chegarmos a alegria de termos os nossos temperamentos controlados pelo Espírito Santo.
Meu irmão é colérico, e a gente só vivia brigando, hoje consigo compreender ele melhor por causa desses estudos \o/

Pri: temperamento amigo e calmo =)

Mari: melancólica?? rsrs igual eu!! Coisas de artista, escritor mesmo né? Meio que quer tudo e dps não quer nada, quer todo mundo e dps quer ficar sozinho, ah amo nosso temperamento Mari!!

Guria: tu deve ser sanguínea, é boba demais rsrs
Faz o teste, eu não lembro.

Camilo: seja bem-vindo no meu blog. Ah boa comparação sobre as pombas, dá pra entender melhor sim rs
Rapha disse…
O meu deu 34% sanguineo ;x hehehehe
Mas muita coisa qnto a personalidade realmente combina!

Adorei o teste!!
Aline Gasparini disse…
Nossa que bacana, adorei o teste. Vou correndo lá fazer :D

Beijos
Book is life
Daniela disse…
Dri!
Meu temperamento é sanguíneo!
Embora algumas características do mesmo não bater com a minha personalidade, mas eu curti =)

Adorei este teste!

Beijinhos,

Dani
Adriana Brazil disse…
Rapha: ah imaginei que fosse sanguínea, pelo menos pensei, agora fico com a mania de tentar acertar o temperamento alheio rsrs

Aline: hum, qual será o seu? rs

Dani: é grande o teste mas vale a pena, o meu bateu certinho =)
bjuus
Anônimo disse…
melancolica sanguinea
como me entender!? acho muito dificil.
se tiveres algum artigo ou algo q fale sobre agradeço. podes mandar pro me e-mail: jessicagalvaosansao@gmail.com
grata!
Juliana Lima disse…
Oi, com certeza sou melancólico, mas tenho alguma coisinha de fleumático, as vezes não consigo lidar comigo mesma! Decidir uma profissao então....penso em jornalismo, será que daria certo com esses tipo de temperamento?
Unknown disse…
Muito bem explicado!!!

literalmente eu sou Colerica e Fleumatica.
Sao temperamentos muitos dificeis de conviver, tento deixar o meu lado fleumatico prevalecer, mais o colerico pedromina sempre.
Unknown disse…
Eu sou colérica - sanguínea - melancólica e estou passando pelo mesmo. Como conseguiu se equilibrar?