Quem mexeu no meu queijo?


Who Moved my Cheese?
Sinopse

É uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo - uma metáfora para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego à paz espiritual. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. As palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.
Quem mexeu no meu queijo? é uma leitura rápida, mais suas ideias permanecerão por toda a vida.

Sobre o autor:
Spencer Johnson, é autor de livros que foram sucesso de vendas no mundo inteiro. O dr.Jonhson escreveu muitos best sellers. Sua educação inclui um B.A. em psicologia da University of Soutthern Califórnia, um M.D. do Royal College of Surgeons e tbalhos realizados para Havard Medical School e The Mayo Clinic.
Há mais de onze milhões de cópias dos livros de Johnson publicadas em 26 idiomas.

Diante de um problema você foge ou reaje? Prefere lamentar uma perda ou tirar alguma lição com ela? São perguntas que soam respostas óbvias, mas que muitas vezes somos levados pelas emoções e esquecemos da maneira correta de agir.
Uma amiga me deu esse livro para sorteio, e quando vi o tamanho fui desafiada a ler, é pequeno, e em menos de 2hs já tinha acabado.
Uma parábola de dois ratinhos e dois homenzinhos que procuram sempre o queijo nos labirintos de onde vivem, o queijo pode ser representado por várias coisas na sua vida, sonhos, projetos, carro, casa, o leitor dará nome ao seu "queijo".
O livro é muito engraçadinho, parece conto para criança, mas se você parar e analisar toda a metáfora, vai tirar algumas lições valiosas.
Achei um certo exagero o comentarista do livro dizer que existem pessoas que tiveram suas vidas transformadas por esse livro, mas, não ignoro a parte de que sempre haverá um ou outro que irá enxergar por uma ótica inusitada e nova.
Não pude deixar de ler algumas resenhas no Skoob, algumas são hilárias e me diverti por lá. Daí até esqueci de por a minha.
Achei muito interessante algumas frases que um dos homenzinhos escreve nas paredes por onde passa, como essas:

"O movimento em uma nova direção ajuda-o a encontrar um novo queijo"
"Imaginar-me saboreando um novo queijo, antes mesmo de encontrá-lo, conduz-me a ele"
"Quanto mais rápido você esquece o velho queijo, mais rápido encontra o novo"
"Monitore a mudança. Cheire o queijo com frequência, para saber quando está ficando velho".
"Aprecie a mudança. Sinta o gosto da aventura e do novo queijo"

Enfim, acho que por ser uma rápida leitura, vale a pena você conferir.
Termino deixando esta pergunta para você, que me fez pensar em mim por um bom momento:

O que você faria se não tivesse medo?


Comentários

Oiii Adri, faz um tempãaao q eu li esse livro... Eu achei legal, mas atualmente naum to nessa vibe de auto ajuda, mas eh certo q eh uma leitura válida!!!
bjosssss
Erica Lopes disse…
Intrigante essa pergunta amiga!

Bom, com certeza arriscaria mais!
O medo nos atrapalha em todos aspectos da nossa vida!

Adorei o post!!!

Beijokas
Unknown disse…
Nossa, eu gostei muito do conteúdo do livro e poxa... nesse momento to mesmo precisando de um livro assim.
E quanto a pergunta... Bem, acho que se eu não tivesse medo eu jamais guardaria tantos sentimentos só para mim.
Bjão amiga.
Evany Bastos disse…
Nossa cada dia que passa o blog está muito interessante, e gostoso de se ve, e lindo cada assunto muito bom. Gosto muito desse livro faz a gente pensar em certas coisas de nossa vida. Se eu não tivesse medo? mas que tipo de medo? Medo de assalto? de cobra? da violência? Se eu não tivesse esses medos todos ai, eu andaria bem descontraida pelas ruas do Rio de Janeiro e onde moro dirigindo meu carro, andadaria de bicicleta tranquilamente.Odeio cobra tenho pavor dessas peçonhetas uhuu?!. Mickbeijos a todas vocês meus amores.