Entrevista com Lycia Barros - Livro: A Bandeja, qual pecado te seduz?



Esta é a primeira entrevista que faço no meu blog! Espero que curtam. Pois quem conhece um pouquinho da Adriana, sabe, que eu apoio incondicionalmente a nossa literatura nacional, e para mim trazer aqui, um pouco mais da nossa cultura, é maravilhoso! E a Lycia é uma autora muito talentosa que tive o prazer de conhecer através do seu livro e se mostrou uma pessoa muito simpática a atenciosa através do nosso bate-papo pela net.

Com vocês: Lycia Barros, autora do livro: A Bandeja, qual pecado te seduz? Resenha que eu fiz aqui.

Olá Lycia, é uma honra ter você aqui no meu blog, agradeço sua gentileza de ceder alguns minutos da sua atenção! Seja bem vinda ao meu espaço!

1-Nos conte um pouco, sobre você, quem é a Lycia Barros? 

Bem, sou uma mulher de 34 anos, casada e com dois filhos maravilhosos (Renan e Lorena). No momento estou sendo autora em tempo integral, dedicando-me ao máximo meus projetos de livros.  Sou também uma pessoa muito família e nada me agrada mais do que estar com meus entes queridos. Mas como já disse em outras entrevistas, também tenho um lado muito solitário, e converso comigo mesma o dia inteiro. O silêncio é meu amigo.

2- A Bandeja, qual pecado te seduz? é sua estréia literária, como surgiu a ideia de escrever este romance?

Leio muito, por isso me incomodava algumas mensagens que via em alguns livros de romance. Fiquei pensando por que não entreter e levar a refletir ao mesmo tempo. Comecei a escrever o livro para mim, como uma novela pessoal. Mas com o tempo, fui mandando para minhas irmãs adolescentes que ficaram fascinadas com a estória. Ai pensei: Lancei a isca, agora vou levá-las para a mensagem que quero. E deu super certo. Elas amaram e se emocionaram com o livro e todo mundo me incentivou a enviar para as editoras. E para o meu choque, duas semanas depois estava fechando contrato. Outras editoras também me procuram. Ou seja, nada é impossível aquele que crê.

3- Os personagens parecem bem reais,  encontrei muitas pessoas que conheço no seu livro, inclusive eu. Você se inspirou em pessoas reais para criá-los? Conte-nos um pouco sobre eles.

Sim. Como cuidei de um grupo de mulheres por muito tempo, aconselhando espiritualmente, conheço a fundo seus anseios emocionais. Também sou muito observadora. Meus personagens foram uma coletânea de pessoas que conheci. Inclusive eu, claro.

4-Quais as principais dificuldades que você encontrou até a publicação? E como você vê o mercado editorial nesses dias?

Cara, sou a pior pessoa para responder isso. Minha dificuldade foi zero. Mandei o original e duas semanas depois fui contactada. Acho que temos sim muitas dificuldades com as grandes editoras (mas algumas delas me procuraram também, mas eu já havia fechado contrato) mas nada é impossível. Acho que quem pretende iniciar na literatura hoje tem que tentar de tudo, inclusive bancar a primeira tiragem se confiar no próprio trabalho. Se o trabalho for bom, as grandes editoras virão até você. Lamento muito que sejamos poucos valorizados não pelas editoras, mas pelos leitores que tem preconceito com autores nacionais.

5-Seu livro A Bandeja, pertence a coleção Despertares, o que podemos esperar nos próximos livros? Pode nos saciar um pouquinho da curiosidade?

Bem, já expliquei mil vezes no blog, mas vale ressaltar: não é uma série... rsrsrsrs
Os próximos livros terão como protagonistas outros personagens do livro “A bandeja”, mais ou menos como a Marian Keyes fez com a série da família Walsh (cada livro era de uma irmã diferente). Sei que dá saudades de alguns personagens, muitos lamentam não ser de novo a Angelina a personagem principal, mas creio que, depois que começarem a ler, algumas pessoas se identificarão com outros personagens. Afinal todo mundo é diferente. Escolhi fazer a coleção assim para abordar diferentes problemas e dúvidas do mundo dos jovens. E acho que está ficando muito legal. Talvez Angelina apareça nos próximos livros, mas como coadjuvante. Me pedem muito um livro dela com Dante, não estou totalmente fechada a isso, quem sabe...

Para terminar, queremos saber:

Um livro: Em algum lugar do passado.
Um personagem: Brian Macvoy
Um sonho: Viver de literatura.
Deus: Simplesmente tudo.
Uma qualidade: Sagacidade
Um defeito: Humor oscilante

Uma mensagem para seus leitores e claro, para nós escritores que ainda esperam a publicação de seus livros:

Cabe a nós, leitores e escritores, nos unirmos para combater essa monopolização de livros estrangeiros em nossas livrarias dando oportunidades para novos talentos brasileiros. Não querendo desprezar os mestres da literatura, digo, com convicção, que não podemos viver deles para sempre. Há muitos Best Sellers escondidos na nossa pátria, precisamos descobri-los. Isso é bom até para economia do país, que paga royaltys altíssimos para comprar direitos de livros lá fora. E obrigada as fofíssimas leitoras que têm me enviado emails por já terem me dado uma chance, são vocês que me motivam a continuar. Fiquem com Deus.

♫ ♫

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa escritora maravilhosa! E para adquirir esse livro incrível e inesquecível, acesse:

Quer saber mais sobre ela, e o que ela tem feito? 
Acesse seu blog:

Para seguir a Lycia no Twitter clique aqui:

E não se esqueçam, em breve sorteio do livro A Bandeja, qual pecado te seduz? Aqui no meu blog! Fiquem ligados =) 

Até a próxima pessoal, se Deus quiser! 


Comentários

Evana R. disse…
Gostei bastante da entrevista! Espero que "A Bandeja" e os livros que virão depois dele façam muito sucesso. Abraços a Lycia e Adriana!
P.S.: No aguardo do sorteio! o/
Nanda Meireles disse…
Amei a entrevista!
Mais uma autora nacional super talentosa. Fiquei muito feliz em conhecer um pouco o seu trabalho, Lycia.
Dri, mandou muito bem! rs
Bjs
Gostei muito da resenha ontem, hj amei a entrevista, li tb o primeiro capítulo (muito bom).

A entrevistadora inciiante arrasou rs.

bjs.
Oiii Adriana, q massa essa entrevista!! Valeu a dica, não conhecia essa autora, mas vale a pena... Vou incluir na minha lista jah!!!
bjossssssssss
Unknown disse…
Adoreii a entrevista, mas uma escritora nacional com talentoo!
Evany Bastos disse…
Adorei a entrevista da Lycia, concordo com ela quando ela diz que temos que nos unir contra a monopolização de livros estrangeiro, mas é muito dificil para o escritor nacional, as editoras não dão chance a eles, chegamos numa livraria a gente conta nos dedos os autores nacionais esposto, contra muitos e muitos escritores estrangeiros, concorrencia desleal mesmo.Comecei a lê A Bandeja, tô adorando, logo farei comentário do livro, parabéns fico contente quando vejo um espaço para os nossos escritores nacionais. Entrevista ótima parabéns Adriana e a todas vocês pelo blog lindo. Mickbeijos.
Adriana Brazil disse…
Oi meninas!
Para quem não conhece deve conhecer esse livro incrível da Lycia! Agradeço a visita de vcs!
bjuuus
Erica Lopes disse…
Drica, indiquei você ao Meme dos sonhos, confere lá! Beijokas
Adorei a entrevista. Que D-us abençoe a Lycia Barros e que outros sucessos a acompanhe. Bjs
Karine Marinho disse…
Ain, adorei a entrevista! A Lycia é uma fofa! Conversei com ela quando ela estava para me enviar o livro que eu tinha ganho na promoção. É uma pena que a Angelina não vai aparecer como protagonista, gostava tanto dela e do Dante! :/ Mas se os próximos forem tão bons quanto o primeiro já fico feliz!
Beijos,K.
Girl Spoiled
A entrevista esta otima amiga, olha esta é a 5 vez que eu tento comentar e não dá uahsuhasuhasuh

O livro da Lycia é divino mesmo amei.

Bjksss para as Duas
Ahtange Ferreira disse…
Oi amada sempre me delicio cada vez que passo por aqui.
Tem sempre algo legal para lê, parabéns!
Bjos!! Minha querida.
Unknown disse…
Oi Dri, parabéns pela primeira entrevista em seu blog. Eu ainda estou pensando sobre tudo o que a Lycia falou, olha essa entrevista me deixou muuuuuuuuuito pensativa mesmo. Gostei muito, mais uma vez parabéns por ser tão talentosa e trazer sempre ciosas interessantes ao seu cantinho. Bjos
Book lover disse…
Oi Dri, minha querida leitora e colega escritora, fico muito honrada de ter sido a primeira entrevistada no seu blog. Queria agradecer também as fosíssimas Evany, Marion, Karine e Ká guimarães que estão sempre elogiando meu trabalho nos blogs. Esse livro foi escrito para pessoas com o seu coração. Beijos a todos!