O Vendedor de Sonhos - O chamado - Augusto Cury

Olá Pessoal!

Muitos sabem que Augusto Cury é o meu escritor favorito, não apenas pela forma magnífica que escreve, mas pela sua história de vida que muito me inspirou.
Cury relata no seu livro "Nunca desista de seus sonhos" no qual já resenhei aqui, mas farei outra digna, um dos meus livros favoritos, o início de sua carreira como escritor, das várias vezes que recebeu uma carta dizendo que sua obra tinha sido recusada, gosto quando ele fala, que um livro para o escritor é como se fosse um filho, e quando ele é rejeitado, é como se tivessem rejeitando um filho amado (muito bem verdade). E nessas recusas, ele poderia escolher desistir, mas foi até o fim. Hoje, Augusto é um dos autores mais bem sucedidos do Brasil, já soma mais de 12 milhões de livros vendidos. Com muita humildade, ele reconhece que seu sucesso se deu, não por sua desenvoltura de escritor, mas por causa da personalidade de quem escrevia.
Deixa falar do livro, pois ficaria ainda aqui dissertando sobre o autor, coisa de fã, eu sei.


O vendedor de Sonhos - O chamado
Augusto Cury
Sinopse:
Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito.

"Seu grande sonho está à venda?"


Esse é o quarto livro de ficção de Cury, seu 22º livro. Ele declara no prefácio um dos seus belos pensamentos, por isso e muito mais, que o admiro:
"Sou sim um escritor determinado. Costumo brincar que sou um grande teimoso. Procuro ser um artesão das palavras. Escrevo e reescrevo continuamente cada parágrafo, dia e noite, como se fosse um escultor compulsivo. Você vai ver neste romance diversos pensamentos que foram esculpidos depois de terem sido reescritos, forjados em minha psique dez ou vinte vezes".
A história conta a vida de um homem viajante, e nesse caminho ele encontra com várias pessoas, com seus problemas distintos, o qual ele traz lições para essas pessoas. Achei super engraçado o bêbado, apelidado de Boca de mel, ele trouxe alegria ao enredo.
O livro é maravilhoso, embora achei que vários trechos foram repetitivos, alguns já conhecia de outros livros. O final foi muito previsível. Mas, de forma nenhuma tirou a beleza dos ensinamentos que o livro me deixou.

Os livros do Cury te fazem pensar, não os vejo apenas como auto-ajuda, vejo beleza, combinações maravilhosas com as palavras, perguntas profundas em frases curtas. 
Alguns trechos fascinantes de O vendedor de Sonhos - O chamado: 

"Como se achar, sem nunca se perder?"
"Fiquei impressionado; conhecia o poder da crítica, mas desconhecia o poder do elogio".
"Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. Ninguém é digno dos sonhos, se não usarem suas derrotas para cultivá-los".
"Só me sinto digna de minhas asas se eu as utilizar para fazer os outros voarem".
"Não dialogar com os outros é um ato tolerável, mas não dialogar consigo mesmo é um ato insuportável".
"O que era mais importante em sua vida, ele colocou no rodapé da sua história".

Se eu pudesse retornar no tempo...

Quantas vezes essa frase passou em nossas mentes. Creio que muitos diante de tal pensamento, lembrou-se das coisas que não foram feitas, das palavras que foram ditas, e até mesmo dos gestos que foram retidos. Enquanto lia, a música Epitáfio harmonizava cada trecho em minha mente. E é com ela e com os trechos do livro que mais gostei, que termino meu simples comentário.
Recomendo, leiam, meditem em seus atos, para que um futuro qualquer, suas palavras sejam outras...

"Se eu pudesse retornar no tempo, procuraria meus amigos da juventude. Onde estão? Quem está vivo? Eu os procuraria e reviveria as experiências singelas (...)".
"Se eu pudesse retornar, daria mais telefonemas para a mulher da minha vida nos intervalos das reuniões. Procuraria ser um profissional mais estúpido e um amante mais intenso... escreveria poesias tolas de amor. Diria mais vezes 'eu te amo!' '.
"... Beijaria mais meus filhos, brincaria muito mais, curtiria sua infância como a terra seca absorve a água. Sairia na chuva com eles, andaria descalço na terra, subiria em árvores... Trabalharia menos para lhes dar o mundo e me esforçaria muito mais para lhes dar o meu mundo".
"O que importa é que, como todo mortal, um dia terminarei o show da existência no pequeno palco de um túmulo, diante de uma platéia em lágrimas".

Epitáfio - Titãs



Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...


Comentários

Débora disse…
Aaah Augusto Cury é tudo de bom! Eu li também nunca desista de seus sonhos, na época gostei tanto do livro que comprei 4, 1 pra mim, e 3 para presentear amigos! E presentear alguém com os livros dele é Tudo De Bom!Rsrs
"Se eu pudesse retornar no tempo...", bem acho que eu voltaria, mas apenas para olhar, pois se hoje estou aqui, é porque aquilo que fiz,por mais ruim que fosse, teve algum valor, e assim estou aqui bem, felizmente.. Enfim, cada um tem uma opinião né?! Rsrs

Deixe-me ir agora, porque meus dedinhos estão congeladinhos (e eu teimo e não coloco luvas, rummm) rs

Beijos!
Erica Lopes disse…
Também gosto do Augusto Cury, adorei o livro nunca "desista de seus sonhos" E já li o vendendor de sonhos, achei algumas partes repetitivas demais, mas gostei muito do livro, o boca de mel é hilário, algumas vezes fiquei até com dó dele.

Ótima resenha amiga!
Beijokas
Evany Bastos disse…
Dry, Ler Augusto Cury e ter forcas, ele nos traz esperanca pra continar lutando, gosto do jeito dele de escrever, tamben amo essa musica do Titas, "Epitafio" teve uma epoca que esse CD deles nao parava de tocar aqui em casa. Voce como sempre mandado bem nas resenhas, ou melhor em tudo que faz.
Bjos. Eve.
Unknown disse…
Nunca li mas no mínimo depois dessa postagem posso dizer que o autor é marcante e que eu adoraria conhecer melhor os livros dele, parece ser forte e determinado e um exemplo a ser seguido.
Se quiser me emprestar Dri, kkk.
Bjos
Unknown disse…
Nunca li Augusto Cury mas pelo que venho ouvindo você falar e agora essa postagem só posso imaginar tratar-se de um homem forte e determinado com certeza um exemplo a ser seguido. bjos
M!h disse…
Ah, esse livro é muuuito bom!
Eu amei!
Li quase todos os livros, to lendo atualmente o ultimo dessa saga, o semeador de ideias
Ameei *-*
Beeijo ♥
Adriana Brazil disse…
Déh: eu tb fiquei com vontade de presentear pelo menos umas 5 pessoas,mas daí resolvi fazer um book tour family rsrs

Keka: puxa o carinha é super engraçado, adorei, é tirando as partes repetitivas é mt bom!

Eve: puxa, Epitáfio é uma música mt profunda, a letra traz mt pensamentos, sempre.

Guria: empresto, sim! Bem já to te devendo uns 3 emprestados rs mando tudo junto ;)

Mi: to doida pra ler, mas os livros dele dessa série, estão com preço bastante salgado.

bjuus meninas
Raffafust disse…
Tenhos dois livros dele versão pocket e mesmo já os tendo lido algumas vezes sempre que posso dou uma bela folheada...rs

Acho o maravilhoso, outro dia vi que ele fez uma tarde de autógrafos na Saraiva de Sorocaba,,,puxa queria mt ter ido O.o

bjos

Raffa Fustagno
http://livrosminhaterapia.blogspot.com/
Puxa, não li ainda, mas dá para perceber a sua grande sensibilidade.

Voltei a minha infância e relembrei cd pedacinho dela pq fiz cd uma dessas coisinhas ai rs e é sempre muito importante q os filhos tb possam ter esse mesmo privilégio...lindo...adorei.
Sandra disse…
Hey, sua linda!

Nunca li Augusto Cury e todo mundo fala suuuper bem dele. Tenho curiosidade, um dia eu leio. Mas acho que vai demorar um pouco.... rs.

Beijão bem grandão!
Não sou chegada não amiga, sou mais livros de sobrenatural kkkkk

Bjkssssss
Anônimo disse…
Bom dia, Adriana.

Gosto muito de Augusto Cury, já li vários dos seus livros. Realmente, há muitas lições em seus livros e podemos aprender boas coisas com elas.
Me perdoe por eu não te visitar sempre. A vida é uma correria aqui.

Que seu final de semana seja abençoado.
Deus seja contigo!

Abraços,

Wilson
Adriana Brazil disse…
Raffa: puxa, no dia que conhecer o Augusto, acho que vou ficar sem palavras diante dele =)

Marcinha: ah e como eu fiz tb! Um dos motivos dos filhos chegarem, nos fazer ser crianças outra vez.

San: nunca leu S2?! Vai adorar a sensibilidade e inteligência dele, disso vc entende mt bem!

Ká: boba, não sabe o que tá perdendo!

Wilson: tb já li vários. Fico feliz qd vcs dois (W&S) aparecem, compreendo o tempo corrido de vcs!

Agradeço a visita pessoal!
bjus
Karine Marinho disse…
Nunca li um livro dele, já tiva a oportunidade, mas deixei passar :/ Mas mamãe leu e amou! ela tá querendo o terceiro desse O Vendedor dos Sonhos :D
Beijos,K.
Girl Spoiled
Unknown disse…
Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html