A importância de uma bela capa



Tudo começou da maneira mais despretensiosa possível. Se há dois anos e meio atrás, alguém tivesse me dito que eu seria capista de livros eu não acreditaria. 

No início de 2010 me formei em web designer e nos meus planos iria fazer sites e blogues, porém a parte do curso que eu mais gostei foi a do Photoshop. Naquela época estava na busca de uma editora para meu primeiro livro e foi ali que a aventura começou. Fui com minha fotógrafa para Friburgo tentar retratar a cena que imaginava para a capa. Entre centenas de fotos, escolhemos a que “vestiu” Outono de Sonhos, um conhecido meu fez a arte final e isso me rendeu além da indicação na categoria Romance no prêmio Codex de Ouro 2011, a indicação em Designer de capa! Então veio a explosão do Skoob e minhas amigas escritoras começaram a pedir que eu fizesse capas para seus livros, com a finalidade de colocarem site. Foi aí que eu não parei mais.

Os livros de hoje trazem mais que histórias e sim a essência do livro na capa. Num mercado editorial tão competitivo, com tantos títulos estrangeiros e best-sellers internacionais, os autores nacionais precisam chamar atenção do leitor de longe, isso está comprovado! Um livro com uma capa bem trabalhada se destaca entre os demais. O autor não pode se preocupar apenas com uma bela história, claro que isso é fundamental, mas não deve esquecer de investir na “roupa” do seu livro. O capista por sua vez tem o dever de causar deslumbramento ao autor e aos leitores. Os leitores precisam ser atraídos de cara pela primeira coisa que vê: a capa.

Houve uma época que a humanidade experimentou a era lírica, poemas musicalizados, os ouvidos eram o alvo. Hoje a visão está literalmente no foco, o mundo está girando na era digital, da visão. 

Admiro o trabalho dos capistas André Siqueira, Marina Ávila, Denis Lenzi, que fazem capas maravilhosas. O autor precisa se atentar para isso. Ele não pode vestir qualquer "roupa" em seu livro e colocar para vender. O processo de preparação e cuidado do livro começa com a escrita, revisão e diagramação, por fim a capa. Cada parte é de suma importância para chegar até o consumidor, ou seja, o leitor. Não concordo com autores que na ânsia de lançar um livro fazem tudo de qualquer jeito. Eu garanto, todo cuidado, calma e paciência é essencial.

Não tenho planos de viver disso, mas enquanto houver autores querendo minha assinatura nas “capa”, vou tentar capturar o máximo do lado que conheço melhor: a essência da história e tentar transpor para a arte do designer. Não é uma tarefa fácil, mas o resultado é muito prazeroso.

Se você é autor e deseja uma capa exclusiva para o seu livro, entre em contato comigo pelo email contatoadrianabrazil@yahoo.com.br

Abaixo segue algumas das capas que eu mais gostei de fazer e os comentários das mais difíceis.



  

 

 

 

 

Uma das capas que mais me deu trabalho foi a de Inverno de Cinzas. Passei dois dias inteiros do carnaval dentro de casa procurando a foto que viria a ser capa do meu segundo livro. Quando eu bati meus olhos nessa, não pensei duas vezes, seria ela. Não foi apenas dois dias, foram 5 meses procurando a foto ideal! 

A capa do meu novo conto Dança Comigo? é um tanto inexplicável, eu amo a simplicidade que ela transmite e a combinação de cores leves, assim como o semblante da moça. Foi uma das capas que eu mais gostei de admirar depois.

Nivel 5/5 de dificuldade: A ovelha e o Dragão. A autora me procurou e pediu que eu fizesse a capa do último livro de sua trilogia, sendo que eu não tinha a fonte e muito menos os modelos da capa que precisavam ser os mesmos. Ou seja, foi muito trabalhoso ir atrás de tudo, mas o resultado final valeu a pena, Yeah! Para quem quiser conferir os outros dois, clique aqui.

Nível 4/5: Meu mundo perfeito caiu, me deu trabalho essa capa! Nossa! Acho que a Renata Martins gosta de me desafiar! Foi a capa que eu mais fiz versões antes de mostrar a autora. Devo ter feito umas 4 ou 5 antes de finalizar com essa. 

Nível 5/5: Louca por Você, A hora da Verdade, Amores Complicados, Cicatrizes de Fogo são capas de corte, ou seja, montar três imagens ou duas em uma. Pesquisar os modelos que combinem entre si e com o que o autor pediu não é tarefa fácil. Foram trabalhosas, mas adorei o resultado!

Nível 2/5: Anjo Negro, eu simplesmente adoro essa capa, o modelo é lindo, as cores, tudo! É uma das minhas capas preferidas! 

Nível 3/5: Os Guardiões. Foi complicado achar uma espada com as especificações que autora queria e inseri-la na foto. Detalhes, muitos detalhes, mas gostei do resultado.

Essas são algumas das capas que fiz, espero que tenham gostado e se você é autor, não coloque seu livro à venda (ainda mais se for independente) antes de verificar bem devagar todos os processos de preparação. Ofereça o melhor! 

Dúvidas sobre esse processo de preparação? Deixe um comentário, respondo assim que puder.

Quer ver meu portfólio, só clicar aqui. 

Comentários

Mi disse…
Dri, você sabe do meu babado com capas e rostos, né?!
Mas as capas que você faz são lindas... Lindas mesmo! As de Foi Assim que te Amei são sem comentários, rs. E a do conto? Muito doce! <3
Esse modelo de Anjo Negro tá babado, viu?! Babei aqui! hahahaha
Quero Ser Beth Levitt pra mim é uma das mais belas! <3

Sucesso, dricotinha!

Beijos!
Mi
Inteiramente Diva
Unknown disse…
Simplesmente fantástico! Quanto talento para uma pessoa! Amo seus livros! As capas são belíssimas, não há aquela que eu considere mediana, lindo trabalho! Parabéns!!!

Beijos!
Annamaria - Árvore dos Contos
Adriana Brazil disse…
Obrigada pelos elogios!
Faço com todo carinho e é gostoso de ver a admiração dos leitores!
ρяii disse…
Adorei o post, Dri!
Amo capas, e tenho adorado as suas! "Inverno de Cinzas" e "Louca por você" são as minhas preferidas.
Sucesso!