A ansiedade, escrito por uma pessoa ansiosa




"Ah, a ansiedade é uma droga! Ela vem de mansinho, parece até inofensiva, mas logo está tomando conta de maior parte dos meus pensamentos. O ruim é que ela nunca anda sozinha, ela traz outros sentimentos ruins, parece que a insegurança, a insônia e a tristeza são as melhores amigas dela."



"Você passa o dia esperando pelo outro dia na esperança de que ele traga algo bom ou uma novidade. Não é que sejamos pessoas pessimistas, não, pelo contrário, a gente espera que algo bom aconteça, que algo tire a gente daquela prostração, mas a ansiedade vence, na maioria das vezes." 



"Sofremos por antecipação, seja por uma oportunidade, por uma conversa, por uma cena que nem sabemos se vai acontecer. Na nossa cabeça, a gente pensa em várias possibilidades de tudo dar errado, pois se der, a frustração não será maior. Afinal, "eu sabia que ia acontecer isso"." 


"À noite costuma ser pior, pois a mente não para! Ela fica imaginando cenas que aconteceram e situações que podem vir acontecer. Há lamentações entre esses pensamentos. E a mente vai ficando cansada, mas ela não desliga. A ansiedade também é amiga da insônia. Tudo que você quer é fechar os olhos e dormir, sonhar com coisas boas e acordar com uma notícia boa. Isso costuma acontecer quando estamos felizes, porém não é sempre."

"Quando amanhece você pensa em como vai vencer aquele dia. O máximo que der para procrastinar você fará, pois a mente está cansada e sem disposição para se dedicar as atividades do dia." 

"Se o telefone toca ou se soa uma mensagem o coração dispara, pois sua cabeça não consegue "deixar para depois", de repente é urgente, de repente é importante, de repente é algo ruim, de repente é isso... aquilo... mas aí você já abriu a mensagem. Até porque mensagens não lidas te incomodam. Você responde, mas mesmo pensando que a outra pessoa pode estar ocupada, você espera que ela te responda. Se ela esquece a cabeça logo começa a imaginar outras coisas e outras cenas e outras situações. Que no final não é nada daquilo, mas aí já era, você já perdeu boa parte do tempo remoendo aquilo."


"Você gosta de ter amigos, você ri com eles e se sente bem com eles, mas sua mente está cansada para se relacionar, para fazê-los bem na sua companhia. Você está sem disposição nenhuma de ir há algum lugar. Você até quer ir, mas fazer planos e estar junto não é nada fácil, é melhor ficar sozinho, no seu cantinho, mesmo querendo estar com eles. Muitas vezes é quase impossível acompanhar o que está acontecendo ao redor nas conversas, porque você está preso ao que está acontecendo dentro de você. Nesse seu mundo só cabe você e quase sempre ele também parece pequeno, causando desconforto e, às vezes, dói. Faz bem aqueles amigos que não desistem, sempre te chamam, mesmo sabendo que você não vai. Melhor ainda é quando você surpreende e aparece. São dias, são fases, nem todos são exatamente iguais."

"Simples decisões são tão complicadas, pois você tenta imaginar as inúmeras probabilidades de dar errado ou não." 

"E o pior de tudo é quando a depressão chega. A culpa não é dos outros, sempre é sua. Você fica preocupado com as pessoas e não quer preocupá-las. Vai de um extremo ao outro. Porque não é todo dia que você está no fundo do poço. Tem dias que a ansiedade dá uma trégua, vai passear, sei lá, e você fica bem. Não tão bem ao ponto de mudar toda rotina, mas fica bem. Quer sair, quer ver pessoas, quer falar, quer fazer algo legal. São dias assim que eu penso o quanto a vida deve ser extremamente divertida. Nos dias assim eu penso que deve ser assim que Deus quer que seja."


"Tem gente que pensa que isso é um mal que não acomete cristãos e isso é uma mentira. Cristãos, nascidos de novo também tem seus temores, ansiedade e depressão. Sim, a diferença é que a gente recorre ao Senhor para poder vencer. Não é falta de oração, não é falta de Cristo, é simplesmente o pecado que entrou no mundo que trouxe todos esses males para a humanidade. Certa vez ouvi alguém dizer que ansiedade é frescura, é falta de trabalho e até mesmo falta de oração. Fico pensando que elas devem ser crentes demais e se esqueceram que empatia faz parte da vida cristã. Por outro lado têm aqueles que entendem a bagunça que acontece dentro de mim e se esforçam para me ver bem, o próprio Deus gosta de fazer isso. Essas pessoas valem tanto! Elas renovam minha esperança. Eu consigo ver uma luz e entender que a ansiedade não sou eu. Eu sou uma boa pessoa. O que acontece é que ela tem mania de se perder dentro de mim."

                                                                             Anônimo (Rio de Janeiro, RJ)
Adaptado, nenhum trecho pode ser 
reproduzido sem autorização


.............................................................................................

Olá, pessoal!
Como é difícil lidar com a ansiedade, não é mesmo? Essa carta explica tão bem o que tantos de nós sentimos! Eu também sou uma pessoa ansiosa e luto contra esse monstro constantemente. O que tenho aprendido ao longo do tempo é que em Deus há paz, segurança e sossego, a paz que excede todo entendimento!


Por trás de toda pessoa ansiosa e depressiva há uma pessoa maravilhosa e encantadora, não estou falando de mim mesma (mas também posso rs), mas daqueles que não são compreendidos pela família, pelos amigos. Entendam que quando a pessoa diz que "não pode", ela realmente não consegue. Não é frescura, não é falta de vontade, não é falta de Deus, não é falta de oração, como bem dito à cima, é simplesmente um gigante maior que ela.

Eu acredito que a ansiedade reflete na visão distorcida do propósito. Todos nós fomos criados para realizar um plano exclusivo de Deus e quando nos perdemos nisso, ficamos à mercê de sentimentos confusos e perturbadores. A confusão traz insegurança, traz vazio, solidão e ansiedade. Somente através de Cristo é que conseguimos vencer. Não há atalhos, só existe O caminho, Um caminho. Percebo que fico ansiosa quando não leio a Bíblia, quando não falo com Deus, quando meus afazeres me afastam da comunhão com o Pai. Mas quando me volto para isso eu sou renovada, Ele me faz lembrar das promessas que fez, isso gera paz, me faz lembrar o quanto sou livre!


O profeta Jeremias foi muito sábio quando disse: "Quero trazer à memória o que pode me dar esperança". Pense nas coisas que vem do céu, pense em Deus. Descubra seu propósito na Terra. Você é uma pessoa extraordinária, criada para fazer coisas maravilhosas. Encontre a esperança em Deus, porque mesmo que você não veja isso agora, você é a esperança de muitas pessoas. Você pode ser tudo o que Deus sonhou! O fundo do poço não é o fim, a caverna escura não é o fim. É ali que o Senhor vai te resgatar se simplesmente você chamar por Ele.
Conheça seu temperamento e respeite ele. Conhecer mais de si próprio ajuda a gente se entender melhor. Aqui no blog há uma postagem sobre isso.

Você nasceu para ser livre! 

Você não é sua ansiedade, não é sua depressão, nenhuma delas definem quem você é. Acredite, eu passo por isso e venço os dias maus me segurando nas mãos de Jesus. Ele sempre me sobe à tona para respirar e soprar um novo fôlego.
Não lute sozinho, deixa Deus te ajudar. A liberdade é incrivelmente maravilhosa e disponível para você. Não deixe que o medo te coloque dentro de uma gaiola. Seja livre em Deus! Os dias maus ainda existirão, mas eles não durarão quando você estiver na companhia de Jesus.


Deus te abençoe e te faça conhecer a vida que existe em Jesus!

Até a próxima.
Adriana Brazil







Comentários